Tecnologia para fotografia de turismo

Roverpix App

André Augusto
4 min readApr 8, 2019

UX/UI Design
Sao Paulo, Brazil

Cliente

A Roverpix é uma startup de São Paulo que desenvolveu uma tecnologia de captura, organização e venda de fotos em pontos turísticos e resorts.

Introdução

Grandes resorts e pontos turísticos tem um volume alto de pessoas curtindo seu tempo livre e todas elas compartilham do mesmo objetivo e algumas dores: elas querem se divertir, querem registrar este momento épico e nenhuma delas quer desperdiçar seu tempo em filas, distrações ou se preocupar com a bateria do celular.

Cenário atual

A jornada atual do cliente gera muitas frustrações e motivações para que o mesmo não realize a compra de suas fotos. São muitos passos, muitas tarefas e em sua grande maioria o cliente se sente impotente e sem alternativas. Vamos analisar:

Para compreender melhor o problema, tracei algumas suposições para me orientar, algumas dúvidas a respeito do público e algumas certezas com base no que foi apresentado pela Roverpix.

Desafio

O desafio era criar uma solução para tornar este processo mais simples e rápido para que os visitantes pudessem aproveitar melhor o seu passeio sem se preocupar com as fotos, com filas e que eles pudessem fazer tudo isso em uma interface focada no usuário, não em um mural onde todos teriam acesso às suas fotos, priorizando a comodidade e privacidade do cliente.

Pesquisa

A pesquisa de campo foi feita através de um questionário adaptando as perguntas com base na matriz CSD (certezas, suposições e dúvidas), a fim de confirmar as certezas, atestar as suposições e responder as dúvidas levantadas. O questionário foi apresentado para possíveis clientes e pessoas que frequentaram recentemente estes tipos de lugares (pontos turísticos com serviço de fotos, resorts, etc).

O conhecimento adquirido através do questionário guiou todo o projeto gerando insights e eliminando hipóteses falsas.

Por exemplo, de que eles pagariam por uma foto se não atrapalhasse o momento. Eles pagariam pela “foto certa”. Em alguns locais é permitido o uso de celular em outros não, isso afeta a venda de fotos diretamente.

Tudo isso foi considerado quando criamos o produto final. Precisamos de atrativos para motivar o cliente a comprar fotos e precisamos que o processo seja simples e rápido para que ele se de a oportunidade de conhecer as fotos e possivelmente compre a “foto certa”.

Solução

O resultado foi um aplicativo móvel e um sistema inovador que usa um cartão com QR code a cada vez que o cliente é fotografado.

Ao entrar no app da Roverpix, o cliente digita o número do seu cartão e, uma vez que o cartão foi carregado, o cliente pode escolher todas as fotos que deseja comprar, o número de cópias daquela foto e também se deseja a foto física ou apenas a digital. Antes de sair do local, ele vai até o quiosque da Roverpix onde ele efetua o pagamento e coleta as fotos.

Insights & Aprendizados

01 — A pesquisa de campo nos mostrou que os clientes se sentiam mais a vontade usando um dispositivo em que pudessem navegar entre suas fotos no seu ritmo e privacidade;

02 — O aplicativo foi projetado com base em um estúdio de fotografia real, onde as melhores fotos são escolhidas a dedo, nós queríamos dar aos clientes essa sensação;

03 — Escolhemos uma paleta de cores “dark” com pouco contraste para enfatizar as fotos.

04 — O código do cartão pode ser digitado ou escaneado, desta forma eliminamos o uso de um terceiro dispositivo;

05 — O sistema foi desenvolvido internamente, na equipe não existem designers então houve a preocupação de criar um design consistente, com padrões, bibliotecas de componentes, visando a autonomia dos devs e a escalabilidade;

06 — O checkout foi otimizado para que o usuário possa concluí-lo com poucos cliques. Isso porque o pagamento é feito no quiosque onde as fotos são retiradas.

Telas de seleção e visualização de fotos

--

--